• a1.JPG
  • a2.JPG
  • a3.jpg
  • a4.jpg
  • a5.JPG

Mensagem do Comandante

“Foi com um misto de manifesto orgulho, grande inquietação e desafio e uma maior incerteza que aceitei o convite para encabeçar a equipa que liderará o Corpo de Bombeiros desta prestigiada Associação. Manifesto orgulho, por conhecer a história da instituição. Grande inquietação por saber o quanto há a fazer para honrar essa história, para manter elevado o nosso nome. Desafio de vos liderar, conhecendo as vossas excelentes qualidades como bombeiros; se por um lado se torna fácil liderar um corpo de bombeiros com a vossa qualidade, a vossa experiência e o vosso saber, por outro é difícil estar à vossa altura. Uma certeza podem ter… darei o meu melhor para estar ao vosso nível.

Independentemente dos regimes políticos, das crises económicas e das dinâmicas sociais, esta instituição, ao longo da sua existência, tem sabido, com maiores ou menores dificuldades, honrar os nobres desígnios que estatutariamente lhes foram atribuídas pelos seus fundadores no ano de 1921.

Nessa senda, cada homem e cada mulher que por cá passou, quer no Corpo de Bombeiros quer na Associação, deixou parte de si e do seu esforço, por vezes parte da sua própria vida. Se por mais não fosse, por estes, já valeria o orgulho de estar hoje aqui a tomar posse. Mas é sobretudo por estes que ao assumir as funções de comandante do corpo de bombeiros me percorre um sentimento de grande responsabilidade em preservar o seu legado, ao que ao comando diz respeito. Saber ler o passado, conseguir interpretar o porquê dos êxitos e dos fracassos, próprios ou alheios, é a melhor forma de no presente perspetivar um melhor futuro.

Os desafios são muitos, as dificuldades serão enormes se quisermos perseguir um maior nível de desenvolvimento organizacional, técnico e operacional. Nem sempre estaremos todos de acordo, nem teremos que estar. O importante será mesmo o diálogo leal e responsável, será o compromisso de cada um de nós independentemente do cargo ou do posto, com vista a encontrar as melhores soluções para melhor servir a população. Ninguém tem a exclusividade da razão e do conhecimento, todos são importantes na construção do nosso futuro coletivo. Temos que ter a humildade de pensar que há sempre mais para aprender e para demonstrar.

Temos que nos abrir, cada vez mais, ao conhecimento e ao que comprovadamente melhor se faz no domínio do socorro. O nosso lema é Vida por Vida, mas o nosso base deve ser o servir cada vez com maior qualidade as populações de Ermesinde e Alfena particularmente e da população Portuguesa no âmbito geral. Mas para servir com qualidade temos que ter, antes de mais, homens e mulheres em quantidade suficiente e com superior qualidade de execução para levarmos por diante as nossas missões. Isso apenas se consegue com um grande esforço no recrutamento de pessoas para o corpo ativo, com o empenhamento de todos.

E, não posso deixar de tecer umas palavras ao nosso Presidente da Câmara, Dr. José Manuel Ribeiro, na pessoa da senhora Vice-Presidente Engª Ana Maria, agradecendo a sua presença e o empenhamento que têm dedicado aos bombeiros. Sei que o senhor Presidente está atento e aproveito desde já para lançar mais um desafio ao Sr Presidente da Câmara, o de criar o Regulamento de Concessão de Regalias, tal como já existe noutros municípios vizinhos, ressalvando que com as regalias quase nulas que estes governos nos dão é difícil manter estes homens e mulheres que diariamente deixam a sua família para estarem empenhados em servir a população de Valongo. Foi elaborado um documento conjunto entre os Bombeiros de Ermesinde e Bombeiros de Valongo para auxiliar a criar um compromisso que permita criar este regulamento.

Ao Corpo de Bombeiros, a organização operacional deve-nos merecer também uma atenção especial para garantir que quando respondemos a uma situação de emergência o fazemos em condições de segurança e com adequados níveis organizacionais. Estamos num patamar muito elevado e debaixo do olhar de muita gente, sempre com o dedo indicador pronto para apontar as nossas falhas mas nunca com a mão pronta para nos auxiliar.

As pessoas são o ativo mais valioso dentro de uma organização e nesse sentido a integração de todos, o seu desenvolvimento, a justiça e a equidade serão valores que procuraremos ter sempre presentes.

Desta forma iremos fortalecer os nossos diversos patamares, que não devem ser entendidos como patamares de “degrau”, mas sim patamares de “caminho”, usados para caminhar, para passo a passo avançarmos no bom caminho.

O nosso Comando será um Comando que tentará liderar, fundamentalmente pela competência e pelo exemplo sem deixarmos de ser o amigo sempre pronto a escutar ativamente os problemas de todos; continuaremos a avaliar e valorizar as pessoas que connosco trabalharem, fundamentalmente, em função das suas competências, da capacidade de relacionamento e da integridade e inter-ajuda. Tentaremos sempre integrar o diálogo e usar o melhor juízo no nosso processo de decisão. Tentaremos ser justos, rigorosos e integradores das diversas correntes de pensamento existentes no corpo de bombeiros. Erraremos com certeza; mas tentaremos que o erro seja sempre a exceção e não a regra e acima de tudo tentaremos humildemente assumi-los, aprender com eles e corrigi-los com o menor dano possível. Procuraremos comprometer com todos relativamente à estratégia da gestão operacional, por isso, tentaremos definir e consensualizar objetivos comuns e desenvolver uma gestão partilhada dos mesmos por todos os níveis hierárquicos. O Comando é uma Equipa e é nesse sentido que iremos trabalhar.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

Quartel - Sede - Ermesinde

Rua 5 de Outubro, 1002

4445-310 Ermesinde

Contatos Telefónicos

Tel: 229 710 029 / 229 710 008

Fax: 229 710 023